17 January 2011 ~ 3 Comments

opendata.org.pt

Eu já falei neste blog de dados públicos há uns anos atrás.

No início de 2010 tive o prazer de passar uma tarde de Domingo bem passada na companhia de dois amigos, o Paulo e o Álvaro. Durante horas falámos de Portugal, dados abertos e visualizações, quer pela perspectiva tecnológica, quer social. Ali nasceu uma ideia de construir um caso prático na Internet de uma visualização dos dados estatísticos de uma área muito importante da nossa sociedade: a justiça.

Mas como eu digo sempre, falar e ter boas ideias é relativamente simples, difícil e dá trabalho é meter as mesmas em prática e pôr as mãos na massa. E foi precisamente isso que esta equipa fez no Codebits 2010.

OpenData

O projecto Justiça Open Data é desenvolvido por um grupo de cidadãos com o objectivo de ajudar a compreender melhor o estado da Justiça em Portugal. Por um lado, a contribuição centra-se na criação de elementos visuais que ajudem a compreender indicadores e estatísticas, permitindo assim uma melhor compreensão da realidade. Por outro lado, a disponibilização é facilitada via web services dos dados recolhidos.

O projecto tem merecido algum eco na comunicação social (aqui, e aqui, ou aqui, e mais aqui, por exemplo) e é muito bem merecido. Venham mais casos reais (e úteis) de visualizações de dados de Portugal como este.

Ver mais em OpenData Justiça.

Tags:
  • Saevus Iocus

    muito bom!

  • http://twitter.com/codedefinition Joao Da Silva

    Eu acho que OpenData é uma iniciativa muito necessária a para que o cidadão português possa conhecer a realidade do país, no entanto acho que tal projeto deve ser open source, deste modo que não haverá organizações que controlem os dados. Tambem os cidadãos como eu poderiam ajudar no seu desenvolvimento.
    Como exemplo os EUA com o projecto http://opengovernment.org/pages/about

  • http://www.best-hostings.in Best hosting service

    I think that, planning is a simple process but implementing and execution are very difficult job. Nice and Informative article. Thank you for sharing this useful information.