23 April 2011 ~ 13 Comments

Muito à frente!

Dava-se o ano de 1986, mais coisa menos coisa, contas feitas de cabeça, tinha eu uns 14 anos e passava na rádio um programa de características muito invulgares que me agarrava à aparelhagem de som dos meus pais numa obsessão semanal digna de um caso de estudo sobre doenças adolescentes.

Todas as semanas, ao Sábado ou ao Domingo à noite, não consigo precisar, passava numa rádio nacional um concurso dedicado aos amantes do famigerado e popular ZX Spectrum. Durante alguns minutos o locutor calava-se e na sua vez ouvia-se o ruído estridente de um programa de ZX Spectrum a passar nas ondas radiofónicas do país. Sim, esta barulheira era o que qualquer ouvinte teria que suportar se sintonizasse a estação nesse momento.

O objectivo era simples: o ouvinte gravava a emissão numa cassete, que depois carregava no seu ZX Spectrum. Lá dentro estava um simples programa em BASIC. Esse programa continha um erro e o ouvinte programador amador teria que o identificar e ligar para um número de telefone previamente comunicado na emissão. O primeiro a ligar e a acertar ganhava o prémio. Eu saquei 3 prémios à custa disto. Um deles foi o famoso cartapácio The Complete Spectrum ROM Disassembly, que devorei, claro.

Este programa era genial. Há mais de 20 anos fazia-se na rádio em Portugal o primeiro programa de difusão digital interactivo quando hoje ainda se fala de interactividade entre a TV/Radio e a Internet como uma grande inovação. Respeito.

Agora, faz-me muita confusão que não encontre uma única referência online a este acontecimento e não consigo descansar. Eu sei que não sonhei com isto porque tenho provas irrefutáveis, sei também que a rádio era nacional porque me recordo de ligar para um número em Lisboa, sei que era FM e que o programa não durou muito tempo, vá-se lá saber porquê. Há referências aos concursos de ZX Spectrum no Zig Zag ao Domingo à tarde na televisão, bem como ao Ponto por Ponto com o Raúl Durão e o Paulo Dimas, mas sobre este épico acontecimento é que nada.

Ora então vamos lá testar o poder das Interwebs. Alguém sabe qual era o nome do programa, quem o fazia, e em que rádio passava?

  • http://twitter.com/mikeziri mwm

    o meu irmão falou-me disto. fiquei pasmado. simplesmente genial.
    ainda tenho a zx dele e as lembranças dos jogos que o meu pai programava para ele jogar.

  • http://twitter.com/iPhil iPhil

    Será que não queres perguntar directamente ao Paulo Dimas, se ele se recorda? Ele anda no Twitter (@pdimas) ;)

  • http://profiles.google.com/lmjabreu Luis Abreu

    Não, não sonhaste, lembro-me de me contarem isso, na altura já com o discurso: ‘há uns anos havia …’.

    Funny enough, foi o irmão de um amigo de infância quem me contou isso e era dele o livro de programação para spectrum que me despertou o interesse na coisa.

    Achei genial na altura, e havia outras rádios a distribuir programas sem erros, heh.

  • Dsgds

    Sei que o Markl tinha um programa numa rádio pirata onde passava jogos de spectrum para o pessoal gravar em casa. Se calhar pode ter ido buscar a ideia ao programa a que te referes.

    • http://twitter.com/celso Celso Martinho

      Andei à procura de referências a isto no manancial de mensagens que o Markl tem no Facebook sobre o ZX Spectrum mas nada. Zig Zag sim, no entanto.

  • http://abertoatedemadrugada.com Carlos Martins

    Infelizmente disso não me recordo. A única memória que tenho de algo desse tipo era via rádio amador/CB, onde durante algum tempo ainda apanhei umas tele-trasmissões radio de progs do spectrum.

    Mas isso de que falas era mesmo muito mais à frente! :)

  • Danger

    é engraçado mencionares isto…por volta dessa altura eu e um amigo meu fizemos algo parecido com um emissor FM (schoolmade@aulas de eletrotecnia) onde trocávamos progs de minha casa para a dele :)

  • http://twitter.com/eluis Eduardo Luís

    A única coisa que eu me lembro no meu ZX Spectrum “à lá” portuguesa foi o Paradise Café.
    Belo 48k. Se soubesse o que sei hoje, não o tinha desmontado todo.

  • Ze Nuno

    Olá Celso,
    Eu lembro-me de um que era na Rádio Comercial e que lembro-me muito bem porque até ganhei uma visita às catacumbas da Telepac em Picoas!! E lá ainda mostraram como funcionava a ligação, creio que X25, que se nos recordamos bem até que foi bastante abusada… :)
    Tudo isto é muito pré-internet e creio que já quase quase contemporâneo com as BBS, mas se bem me lembro o primeiro modem que tive já foi num X86 Amstrad 512…
    Ui!! Foi há muito tempo!!
    Tenho é que me lembrar do nome do programa de rádio… vou tentar e depois volto aqui.
    Ainda me lembro de tentar passar jogos e programas do spectrum via telefone… às vezes até resultava… :)
    Cumps!

    • http://twitter.com/celso Celso Martinho

      Sim, era o da Rádio Comercial, confirmo! Para ter paz espiritual, interessava-me saber o nome do programa e quem o fazia :)

  • http://www.mactonweb.com seo bangalore

    It was really a good programme ,I wanted to know who did it?